07
set
2014

Blazer - Manual do Iniciante

/
0 Comentários
O blazer é a peça mais versátil do guarda-roupas de um homem.
Usado com camisa e gravata, se torna uma forma mais casual do terno. Usado com jeans e camiseta, pode servir como um acessório que complementa sua imagem e passa uma impressão mais madura.
Ideal para aqueles momentos onde você precisa de seriedade, mas não são formais o suficiente para exigirem um terno, o blazer é figura constante no guarda roupa masculino desde 1890, quando o termo, que designava as casacas vermelhas e brilhantes da equipe de remo do Clube Lady Margaret, do Colégio de St. John, em Cambride, passou a ser usado para designar casacas de flanela, usadas para a prática de esportes, como o críquete, o tênis, ou até mesmo para "vestimenta de praia".

Sim, em 1890, se usava blazer e calça para ir a praia.

Mas voltando ao século 21, onde o blazer se tornou a peça de vestuário mais elegante que a maioria dos homens um dia pensará em usar:
Antes de você comprar um, ou de começar a usar um, você precisa saber de algumas coisas:

1 - Um blazer não é um terno


O termo terno, caso você não saiba, vem de "três". Mas três o que?
Um terno é uma composição, de duas ou três partes:
  1. Calça
  2. Casaca
  3. Colete
Um blazer, porém, é apenas uma casaca.
O terno, utilizado em situações mais formais, é tem suas três peças feitas do mesmo tecido, com o mesmo padrão. Um terno risca de giz terá as linhas ininterruptas da barra da calça até os ombros da casaca.
Já um blazer NUNCA pode ser utilizado com calças do mesmo tecido.

Não. Não. Apenas não. Madras
devia ser proibido.

2 - Cores, padrões e seriedade


Um blazer pode ser encontrado em várias cores, padrões e tecidos diferentes, mas lembre-se que quanto mais sólido e escuro ele for, mais formal ele será, portanto, nada de usar seu blazer azul-bebê com listras vermelhas pra reunião com o chefe.
Na verdade, queime ele. Azul bebê com listras vermelhas? Sério?
O blazer liso e preto é o mais formal possível, portanto, é a melhor primeira aquisição, já que pode ser usado em todas as situações. Caso você tenha um tom de pele mais moreno, o blazer azul marinho serve tão bem quanto o preto para o ar sério.
Lembre-se, o blazer é apenas tão sério quanto o resto da sua roupa, então não adianta nada um blazer preto, calças de algodão e tênis de academia.
Aliás, como eu já falei uma vez, tênis de academia merecem ser utilizados apenas para ir a academia.

3 - Botões


Os botões de um blazer são a parte mais diferenciada de um blazer com relação a um terno:
Em contraste com os botões de plástico ou chifre de um terno, que seguem a mesma cor da casaca, os botões de um blazer podem ser trocados livremente, sendo um clássico botões de metal como bronze ou ouro, ou madrepérola. Um blazer pode ser vários, se você trocar os botões com alguma frequência.
Botões de bronze são recomendados para primavera e outono, de prata, para o inverno, e de madrepérola, chifre ou plástico, para o verão.


4 - Forrado, alinhado, e sem forro


Existem 3 formas de forrar um blazer:
  • Completamente forrado
O blazer completamete forrado possui duas camadas, bolsos internos, e ombros reforçados. É o mais formal de todos, mas também é o mais quente. Indicado para usar no inverno, ou no trabalho.
  • Alinhado
Com forro nos ombros e costas, é o ideal pra se usar no trabalho durante o verão. Não é muito abafado, especialmente nas mangas, o que torna seu uso MUITO mais agradável.
  • Sem forro/italiano
Completamente composto por apenas uma camada de tecido, não possui reforço nem nas costas e nem nos ombros. É o mais confortável para se usar durante o verão, devido ao calor, mas precisa ser muito bem ajustado, para evitar amontoamento de tecido no ombro, o que vai deixar você com a cara do Didi.

OK, já li tudo isso. E como eu uso esse maldito blazer?

Agora que você já leu tudo isso, e anda procurando na internet um lugar pra comprar um, você precisa saber com o que usar ele:

Calças de algodão, khakis, chinos e outros tipos de calças "formais" ajudam a deixar o blazer com um ar mais sério. Lembre que os tecidos nunca devem combinar, pois o blazer não é um terno, e tente sempre usar uma calça mais clara que o blazer.

Use com jeans, mas preste atenção no corte dele: O blazer pede um jeans de caimento liso, até mesmo um skinny, mas nada com cintura muito baixa, muito tecido extra ou bolsos com zipper.
Apesar de eu ser ABSOLUTAMENTE contra, alguns cavalheiros conseguem combinar um jeans rasgado/clareado com ácido com blazer.
Devemos levar em consideração que esses cavalheiros estão em boa forma física, não possuem barriga de chopp, nem todos esses pequenos defeitos físicos que todo mundo tem, portanto, para nós, que não temos físico de Adônis, eu indicaria jeans escuros, de corte reto, lisos e sem nenhum efeito "rebelde".

Nunca use um blazer com calças de tactel, pelúcia, moleton ou qualquer outro tipo de tecido que ficaria melhor escondido no fundo do seu guarda roupa ou dentro de uma fogueira.

O blazer permite o uso de diversos tipos de camisas e camisetas, desde camisetas polo a um conjunto de camisa e gravata.
Não use blazer com regatas, nem com camisetas de gola muito funda, como golas V.

O tênis ou sapato irá definir o nível de formalidade de todo o conjunto, portanto, lembre-se: Quanto mais liso e fechado for, mais formal. Use um sapato de couro escuro para o trabalho, e deixe os Converse e outros tênis de lona pra faculdade ou pra ir jantar com a namorada.

Mas não vá de Converse pedir ela em casamento, né.
A menos que ela tenha 16 anos de idade. Ou ache que tem.




Talvez você goste de...

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.