5 drinks que todo homem precisa conhecer
/
0 Comentários
![]() |
Batido, não mexido. |
Mas não é só de martinis que vive um homem, e não podemos deixar que você continue bebendo uísque com energético. Seria um crime.
Então é por isso que nós, do Clube da Gravata, preparamos pra você uma seleção com os 5 drinks mais cabra-hômi que existem, na nossa singela opinião.
Aproveite o guia, e lembre-se:
Se dirigir, não beba. Ou era o contrário?
Mas o que É um drink cabra-hômi?
Reza a lenda que, quanto mais disfarçado o gosto do álcool, menos másculo é o drink.
Essa tradição tem vários e vários motivos, e na verdade, fica meio que a sua escolha decidir qual deles você acha que é o verdadeiro, mas, durante vários anos, tivemos uma forte distinção de gênero na indústria do álcool, onde os drinks "vermelhos e rosas" eram coisa de mulheres, e homens que honravam suas testes deviam beber destilados puro.
No máximo, com um gelinho.
Mas com o avanço da sociedade e a questão da igualdade de gêneros, essa distinção se tornou cada vez mais borrada. Hoje em dia, é completamente normal ver homens tomando qualquer drink com gosto de refresco instantâneo e uma cor néon fosforescente.
Só que homens não bebem refresco com álcool.
Quando um homem toma a decisão de tomar uma bebida álcoolica, ele tem noção do que está consumindo, que é álcool. Pura e simplesmente.
Quando você começa a disfarçar o álcool com sucos e refrigerantes e energéticos, você perde essa noção.
Aí você fica bêbado.
E vomita no sapato da sua acompanhante.
E você resolve que você está "completamente sóbrio, por que foram só 2 ou 10 Cubas mesmo", e faz alguma coisa da qual você se arrepende pelos próximos 18 anos.
Para fins de resumo, nós do Clube da Gravata rankeamos os 5 drinks mais cabra-macho de todos com ordem de:
- Perceptividade do álcool:
Quanto mais parecido com um straight scotch, melhor. Esses drinks servem como substituto para um destilado puro, quando você não pode, não tem ou prefere não tomar um.
Por isso, você precisa PERCEBER que está tomando álcool. Não dá pra disfarçar, senão você fica bêbado antes de perceber que tá ficando alegre. E se você está bebendo pra ficar bêbado, tome vodka pura. É mais rápido, mais barato, e dá a mesma dor de cabeça.
- Simplicidade:
Quanto menos frescura o drink tiver, mais másculo. Você tá tomando álcool, ou comendo uma salada de frutas com tequila? Se seu drink precisar de uma colher por que tem muitos pedaços de frutas ou enfeites, é melhor reconsiderar e pedir uma caipirinha mesmo.
- Pouca adição de ingredientes não álcoolicos:
De novo, você tá tomando álcool, ou refrigerante? Quanto mais soda ou refresco tiver num drink, menos másculo ele é.
Com essa declaração, podemos começar a lista, com nosso número 5...
![]() |
O Old Fashioned é o drink de preferência de Don Draper, do seriado Mad Men (Que se você ainda não viu, deveria ver). Clássico em estilo e em nome, o Old Fashioned só perde pontos pela adição de cerejas e açúcar.
Uma mistura ideal de Bitters, destilados e açúcar presente no cardápio dos melhores bares desde 1809, o Old Fashioned é o primeiro passo pra parar de se exibir por tomar Jägerbombs.
Como fazer?
Pegue um copo tipo tumbler ou um copo específico para Old Fashioned, coloque um cubo de açúcar, encharque-o com Bitters (Angostura ou Peychaud's são os meus favoritos pessoais, mas dá pra usar até Jägermeister na falta deles), adicione um splash (cerca de 5 ml) de água. Misture até dissolver o açúcar. encha o copo com pedras de gelo, e adicione uma ou duas doses do seu uísque de preferência.
Decore com um twist de casca de laranja e uma cereja.
Um drink ainda mais cabra macho, só o nome já faz sua tapeçaria peitoral crescer vigorosamente.
Uma mistura de uísque e Draumbuie (Um destilado a base de single scotch, especiarias e mel), o Rusty Nail tradicional contém um teor de 0% de frescura, e álcool suficiente pra que você coloque no tanque de gasolina do seu carro.
Como fazer?
Encha um copo tipo tumbler com gelo, esmagado ou inteiro. Coloque 9 partes de uísque, e 5 de Drambuie. Misture gentilmente pra não quebrar o gelo, até uma camada de condensação se formar nas paredes do copo.
Pode ser servido straight up, isto é, sem gelo, em um copo de Martini ou em um copo de conhaque.
O primo diurno do Dry Martini, o Manhattan é uma sólida adição no seu repertório de drinks de homem. Composto com Bitters, uísque e vermute vermelho, o Manhattan é o drink ideal para um início de tarde, ou para uma noite mais agitada. Drink favorito de Frank Sinatra e seu rat pack.
Como fazer?
Misture em um copo de mistura cheio de gelo, uma parte de vermute e duas de uísque, ou meio a meio, e adicione um dash de Bitters, de preferência, Angostura ou Peychaud's. Misture bem, até ficar gelado. Em seguida, drene em uma taça de Martini, e sirva com uma cereja Maraschino (aquelas que vem em conservas doces e tem uma cor vermelho-vivo quase iridescente), ainda com talo.
A bebida mais popular do mundo. Símbolo da vida noturna e agitada, nada é mais clássico que o Dry Martini em seu copo alto e elegante, com sua azeitona verde brilhante. Batido, não mexido pode vir a sua mente agora ou um pouco mais tarde, mas vai vir uma hora ou outra quando você pensar nesse drink.
Como fazer?
Provavelmente o drink mais disputado, existem pelo menos três receitas do Dry Martini.
1 - Dry Martini
- 60 ml de Gin
- 60 ml de Vermute Seco
2 - Ultra Dry Martini
- 110 ml de Gin
- 10 ml de Vermute Seco
3 - Vodka Martini
- 60 ml de Vodka
- 60 ml de Vermute Seco
A preparação dos 3 é igual: Misture num mixing glass, seja batido ou mexido, depende da sua vontade de brincar de espião. Sirva num martini glass gelado, que ficou pelo menos 20 minutos num congelador. Não coloque gelo no Martini, ele vai acabar derretendo e ficando fraco. Coloque um twist de limão, laranja ou uma azeitona espetada em um palito.
Pode não ser tão famoso quanto o Martini, mas nada, na minha singela opinião, é mais másculo que o Godfather. Uísque e Amaretto, não existe nada mais másculo que isso além de um single malt scotch puro, sem água ou gelo.
Como fazer?
Jogue num copo com gelo a vontade, 3 partes de uísque para 1 parte de Amaretto. Caso você ache muito forte, faça 1/2 a 1/2.
Não tem nada decididamente mais cabra-hôme que servir uma dose de scotch on the rocks. Tente.
Saboreie aos poucos, e não tente "virar". Com o tempo, você vai entender o por que os grandes homens preferem seu uísque puro e sem gelo. Boa sorte nas su as aventuras etílicas, jovem.
![]() |
Ainda melhor que um Martini, já que você não precisa nem bater, nem mexer. É só servir e apreciar. |