03
fev
2015

Quer beber melhor? Foque na temperatura.

/
1 Comentários
Uma das principais e mais marcantes formas de se aproveitar ao máximo uma bebida é focando sua atenção na temperatura. Ela pode influenciar mais do que você imagina.

Por exemplo se a cerveja estiver gelada demais pode acabar escondendo suas nuances e você simplesmente toma a bebida sem sentir toda a riqueza de sabores que ela tem. Sem contar que em temperaturas baixas as papilas da língua se contraem e você perde parte do sabor.





Cerveja

A bebida preferida do brasileiro comumente chega na mesa "trincando", "suja de poeira", "canela de pedreiro" mas os senhores sabiam que dependendo do tipo de cerveja isso é um assassinato ao sabor e aroma dela? Sim, e além do mais que uma cerveja gelada demais corre o risco de congelar ainda dentro do refrigerador.



Belíssimo exemplar de canela de pedreiro (fonte)


Cervejas do tipo Pale Lager e Pilsens nacionais que são encontradas em todo boteco podem ser consumidas bem geladas, com a temperatura entre 0° até 4°C, também deve ser consumida nessa temperatura aquela cerveja que o "amigo" do escritório comprou de última hora e que mais parece uma água suja.


Entre 4° e 7°C as cervejas destinadas a degustação como as Pilsens, Lambics, Weiss, Pilsner e Weizen estão em sua melhor forma.


Quer experimentar alguma Lager escura, Porter, Amber Ale, Pale Ale, Weiss escura? Deixe-a em temperatura de 8°C a 11°C e você não se arrependerá.


Quando os brasileiros encontram uma cerveja na faixa de temperatura entre 11°C e 13°C alguns consideram que elas estão quentes, mas essa é a faixa ideal para as Old Ales, Trapistas, Stout, Quadrupel ou Strong Ale.

Vinho

Talvez a bebida que mais seja influenciada pela temperatura, o vinho sofre alterações nas suas propriedades se estiver mais quente ou mais frio que o ideal.

Se o vinho estiver mais gelado que o ideal, a acidez e tanicidade dele ficarão mais evidentes. Já se estiver mais quente, por conta dessa temperatura mais elevada, o álcool evaporará com mais intensidade e sua aroma fica comprometido.


Por regra geral os vinhos tintos devem ficar em uma temperatura de 16°C até 18°C para que o equilíbrio seja estabelecido. E quanto mais jovem ou leve o vinho tinto, mais frio ele deve ficar mas chegando no máximo até a casa dos 12°C.


Como a presença de taninos em vinhos brancos é inexistente, a temperatura para ser provado deve ficar na casa dos 9°C até 11°C assim o álcool não ficará tão marcado. Seguindo a regra do vinho tinto, se o vinho branco for jovem ou mais doce que o normal ele deve ser servido com a temperatura baixa, no caso, em torno de 5°C até 8°C.


Para os vinhos rosé e espumantes a recomendação dos vinhos brancos também pode ser aplicada, com a diferença no espumante que se ele for safrado pode chegar entre os 9°C e 12°C sem problemas.


Whisky

Para ter toda a experiência que um whisky pode lhe entregar ele deve ser tomado puro e ser mantido e servido em temperatura ambiente. Usar gelo pode ajudar mascarar um pouco do álcool e ressaltar as outras características da bebida mas se ele ficar muito tempo em contato ele irá derreter e aguar o seu whisky e você vendo isso vai querer tomar tudo mais rápido, o que não é recomendado.

Tomar whisky exige tempo para sentir a bebida desde o primeiro até o último gole.



Dá até uma sede né?! (fonte)
Licor

Tradicionalmente toma licores em temperatura ambiente ou se o seu paladar exigir, é permitido colocar uma ou duas pedras de gelo para dar uma "quebrada" no aroma alcoólico, que é intenso, da bebida.

Licores sejam eles artesanais ou não são bebidas marcantes e que não devem ser bebidas em um shot só, devem ser assim como o whisky apreciadas lentamente para aproveitar totalmente.



Tequila

No Brasil é tomada em formas de shots acompanhada com limão e sal os quais são postos na boca e em sequencia a tequila leva tudo para dentro do indivíduo. Mas existe uma nova onda do próprio fabricante de uma das tequilas mais famosas do mundo, a fábrica Jose Cuervo quer que as pessoas experimentem uma nova forma de tomar tequila, gelada. 

Lá no México eles tomam tequila gelada como fazemos aqui com a vodka.



Vodka

Legítima representante russa e iniciadora dos adolescentes ao mundo dos alcoólicos, a vodka se popularizou pelo alto teor alcoólico e como é uma bebida relativamente barata tem um bom custo x benefício entre os mais jovens.

Mas qual a temperatura ideal para toma-lá? Gelada, de preferência sem gelo para não aguar a bebida. Além que uma vodka bem gelada confere uma nova sensação pois ela mesmo conservada abaixo de 0°C, não congela, mas assim ficando apenas licorosa, dando um toque no seu cocktail ou mesmo sendo consumida pura.



Essa tá no ponto. (fonte)

Por hoje é isso pessoal, apliquem essas dicas e bebam melhor. Cheers.


Talvez você goste de...

Um comentário:

  1. Vim aqui procurar as temperaturas das bebidas e encontrei as palavras "gelada", "Fresca" e "temperatura ambiente".

    Was disapointed.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.