24
mar
2016

Isle of Man: No limite entre a maestria e a insanidade

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2 Comentários
Poucos sabem, mas a principal categoria do motociclismo mundial (MotoGP) já teve em seu circuito a corrida mais mortal de todos os esportes a motor.




Localizada em uma pequena ilha entre a Irlanda e a Inglaterra chamada Isle of Man (Ilha de Man), a Isle of Man Tourist Trophy (TT para os íntimos) é famosa por conta das muitas mortes que aconteceram nas 96 edições ocorridas desde 1907.

Mas foram MUITAS.
Mais de 240 pessoas entre pilotos, pessoas que trabalhavam na corrida, pessoas que assistiam as corridas.

Tal motivo foi o que ocasionou no ano de 1976 a última edição da TT integrada ao Campeonato Mundial de Motovelocidade.

Agora imagine correr com máquinas que podem chegar até estupendos 330km/h por um circuito de rua que compreende montanhas, ruelas e vilas aliadas ao belo visual da região. Com certeza é uma sensação muito complexa para descrever, apenas participando e sentindo o muro de vento na cara é que se tem uma noção de tudo isso.

(Lambendo a cara da morte)


O circuito tem 60 km de extensão com pouco mais de 250 curvas e quando falamos que ela é perigosa, não é por pouca coisa. O circuito é absolutamente um traçado por ruas e avenidas sem nenhuma proteção realmente substancial. Na maior parte do traçado qualquer um pode ficar a poucos centímetros dos pilotos rasgando o vento em velocidades próximas das 200 milhas por hora (320 km/h).



Recordes


Alguns pilotos deixaram gravados na história os seus feitos, podemos destacar Joey Dunlop que ganhou 26 vezes e John McGuiness com 20 vitórias, até o momento pois eles ainda competem na TT.

Já o recorde de velocidade foi registrado em 2015 por James Hillier que alcançou 331 km/h (206 mph) em uma Kawasaki H2R.





Categorias


A TT tem várias categorias, variando tanto de motor como de estrutura da moto mas seguindo rigidamente as normas da Federação Internacional de Motociclismo para preparação. A Superbike TT pode variar com motos de 750 cc até 1000 cc (4 cilindros/3 cilindros) e 850 cc até 1200 cc (2 cilindros). A Supersport TT com motores variando de 400 cc até 600 cc (4 cilindros), 600 cc até 675 cc (3 cilindros) e 600 cc até 750 cc (2 cilindros). Existe também a Superstock TT, Senior TT, TT Zero para motos elétricas e a categoria para sidecars (que usam motores com 4 cilindros e cilindrada entre 500 e 600 cc).

Assista o vídeo e entenda a emoção dessa corrida insana.



Lembrando que a edição de 2016 ocorrerá a partir do dia 28 de maio até 10 de junho e se alguém quiser me levar para assistir a corrida, ficarei eternamente agradecido.


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2 comentários:

  1. Depois desses vídeos é até um perigo pegar a moto para dar uma volta! hahaah

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  2. Se os vídeos já passam a emoção de andar a essa velocidade, imagine como é pilotar essas máquinas nessa corrida!

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